A Gastronomia do Norte de Portugal
O Norte é conhecido por pratos tradicionais como sopa da pedra e bacalhau. Cidades históricas como Porto e Braga são ricas em tradições culinárias e sabores autênticos.
Filtrar Receitas
Receitas do Norte de Portugal
Descubra os sabores autênticos desta região
Alheira de Mirandela
Salame típico do norte de Portugal, feito com carne de porco, alho e especiarias. Ideal como petisco ou entrada, com sabor intenso e textura crocante.
Arroz de Polvo
Um arroz húmido e malandrinho, cozinhado no seu próprio caldo, repleto de pedaços tenros de polvo e perfumado com coentros frescos, um prato de marisco reconfortante e cheio de sabor.
Arroz de Sarrabulho
Um arroz denso e cremoso, de cor escura, feito com sangue de porco cozido e uma variedade de carnes (rojões, tripas, chouriço), cozinhado no caldo da cozedura das carnes, resultando num prato de sabor intenso e único, típico do Minho.
Broas de Milho (ou Broas de Avintes)
Pães doces e rústicos, de textura densa e sabor intenso, feitos com farinha de milho, farinha de trigo, mel (ou açúcar) e, por vezes, erva-doce. São especialmente populares no Norte de Portugal e na época dos Santos e Natal.
Cabrito Assado à Moda de Baião
Um prato festivo e tradicional do norte de Portugal, onde o cabrito é assado lentamente no forno com batatas, cebola e alho, temperado com azeite, vinho branco e ervas aromáticas, resultando numa carne tenra e suculenta com um molho rico.
Caldo Verde
Uma sopa tradicional portuguesa, cremosa e reconfortante, feita com couve-galega finamente cortada, batata e rodelas de chouriço.
Feijoada à Transmontana
Feijoada rica e substancial com feijão vermelho, diversas carnes de porco e enchidos, cozinhada lentamente.
Francesinha
É um sanduíche robusto e calórico, recheado com diversas carnes (bife de vaca, linguiça, salsicha, fiambre), coberto com fatias de queijo derretido e regado com um molho picante e denso, à base de tomate, cerveja e vinho do Porto. É tradicionalmente servido com batatas fritas.
Pão de Ló de Ovar
Um bolo esponjoso e húmido, com um interior cremoso e uma fina camada exterior dourada, feito com muitos ovos, açúcar e farinha, um clássico da doçaria portuguesa, especialmente da região de Ovar.
Pataniscas de Queijo Fresco
Uma variação cremosa e deliciosa das pataniscas tradicionais, feitas com queijo fresco esmagado e ervas frescas, envolvidas num polme leve e fritas até ficarem douradas e crocantes. Perfeitas como entrada ou petisco.
Paté de Fígado de Aves
Um paté cremoso e saboroso, feito com fígado de frango (ou outras aves), manteiga, cebola, alho, vinho do Porto e temperos, ideal para barrar em tostas ou pão. Um petisco elegante e fácil de fazer.
Pudim Abade de Priscos
Um pudim lendário e complexo da doçaria portuguesa, incrivelmente cremoso e rico, feito com gemas, açúcar, toucinho de porco e um toque de vinho do Porto, aromatizado com casca de limão e canela.
Queijo Fresco com Doce de Abóbora e Nozes
Uma combinação simples e deliciosa de queijo fresco cremoso, servido com um doce de abóbora caseiro e crocantes nozes. Um petisco ou sobremesa leve, que equilibra o salgado do queijo com a doçura da abóbora e a textura das nozes.
Rissóis de Camarão
Pequenos pastéis fritos, com uma massa fina e estaladiça, recheados com um cremoso e saboroso bechamel de camarão. Um petisco clássico português, perfeito para entradas, lanches ou festas.
Rojões à Moda do Minho
Um prato farto e saboroso do Norte de Portugal, com pedaços de carne de porco marinados e fritos, acompanhados de farinheira, tripa enfarinhada e castanhas.
Toucinho do Céu
Um doce conventual português, rico e denso, feito à base de gemas de ovos, açúcar, amêndoa moída e chila (doce de abóbora-chila), com uma textura húmida e um sabor intenso, frequentemente aromatizado com canela e limão.
Tripas à Moda do Porto
Um prato histórico e robusto, símbolo da cidade do Porto, feito com tripas de vitela, feijão branco e diversas carnes, cozinhados lentamente para um sabor profundo e reconfortante.
Tripas Enfariadas à Moda do Porto
Um petisco rústico e tradicional do Porto, que consiste em fatias de tripas cozidas e recheadas com uma mistura de enchidos, carnes e arroz, tudo frito até ficar dourado e crocante.